Atrativos

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Igreja colonial construída em 1728 com grossas paredes em taipa-de-pilão. Considerada a maior e mais antiga igreja de Goiás e também o mais antigo monumento tombado do centro oeste.

Após o século XVIII, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário sofreu poucos transformações. Deste modo, ela chegou ao final do século XX quase intacta, porém em ruínas. Foi quando houve uma restauração super criteriosa, que deixou toda sua estrutura e seus 5 altares adornados em ouro como novos. Infelizmente, passados apenas 3 anos, um incêndio a consumiu quase que completamente, ficando somente as grossas paredes em taipa-de-pilão em pé.

Hoje a temos praticamente toda restaurada e reconstruída. Suas espessas parede em terra socada foram restauradas e sua estrutura reconstruída. Quanto aos elementos artísticos, seu retábulo-mor é o antigo retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, demolida na década de 1950. Todo o resto dos elementos artísticos ainda estão por ser feitos e definidos.

Local

Praça da Matriz, Centro, Pirenópolis, GO.

Horários

Quarta
das 9h às 18h
Quinta
das 9h às 18h
Sexta
das 9h às 18h
Finais de semana e feriados
das 9h às 18h

Taxas

Ingresso
R$ 2,00.
  • Imagens
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Interior da Igreja do Rosário
Fachada da Igreja Matriz
Museu no interior da Igreja matriz
Sino da Igreja Matriz