Morro Alto Turismo Ltda.

Missão

A Morro Alto Turismo tem como missão principal desenvolver o setor de passeios e lazer de forma eficiente e organizada em Pirenópolis e na Região dos Pireneus, que engloba, além do município de Pirenópolis, os municípios de Cocalzinho, Corumbá de Goiás e Vila Propício, e que possuem uma ampla gama de atrativos naturais e culturais. Pirenópolis e Corumbá são cidades históricas do século XVIII; Pirenópolis e Cocalzinho de Goiás possuem diversas serras com muitos atrativos para o ecoturismo e o turismo de aventura, como caminhadas, rapel, escalada, off-road e rafting; e Vila Propício possui diversas cavernas para a prática da espeleologia.

Procuramos, portanto, ter condição de oferecer roteiros e passeios coordenados com as agências, transportadores, guias e atrativos para um público diverso, que vai desde o ecoturista de caminhadas ecológicas, o aventureiro e esportista; estudantes de todos os níveis para estudos de história, folclore e meio-ambiente; senhoras e senhores da melhor idade e, por fim, o turismo de evento, pois temos suficiente espaço e estruturas para sediar eventos como congresso, simpósios, encontros e etc.

Mas para tanto, precisamos de profissionais capacitados, de qualidade e responsáveis. Deste modo fomentamos a qualificação profissional e o estabelecimentos de novas agências e prestadores de serviços, auxiliando no desenvolvimento socioeconomico da população da região, tendo sempre como foco a preservação do nosso patrimônio cultural e ambiental.

Valores

Honestidade e sinceridade: trabalhar de forma clara e limpa, buscando sempre uma relação ganha-ganha com clientes e fornecedores, dentro da lei e da ordem social.

Desenvolvimento sustentável: valorizar o homem e a natureza para que possamos manter a qualidade de vida, de serviços e o patrimônio cultural e ambiental, nosso maior legado.

Informação e conteúdo: Quanto mais sabemos, mais valorizamos. Desta forma podemos preservar e produzir sempre melhor, transmitindo as pessoas o gosto e o valor do que fazemos através da difusão do conhecimento e da emoção do fazer.

Investimento e tecnologia: Estar sempre preparado e propiciar aos nossos fornecedores e parceiros condições de adquirirem o que há de melhor em termos de instruções, equipamentos e conceitos.

Alegria e Alto Astral: Afinal, nós vamos é passear.

Visão

Ter uma cidade limpa e ordenada. Ver os jovens trabalhando de forma ética e responsável. Ser um exemplo de qualidade de vida e manutenção do patrimônio cultural e ambiental, consolidando as mais nobres virtudes da natureza humana.

Nossa História

Nossa empresa surgiu da iniciativa do Guia de Turismo Mauro Cruz. Suas atividades na área de turismo iniciaram-se em 1997 trabalhando como Condutor de Visitantes. Na época o turismo em Pirenópolis era muito fraco e não haviam guias, somente poucos rapazes, que sendo amantes da natureza, se dispunham a levar pessoas para conhecer os belos locais de Pirenópolis. Os atrativos não eram comerciais, isto é, não se cobrava para entrar e nem tão pouco havia qualquer infraestrutura. Por ter como profissão a publicidade, desenvolveu diversos materiais de divulgação turística da cidade e com isso adquiriu amplo conhecimento sobre a região. Sendo, portanto, solicitado constantemente para servir de guia para visitantes.

Em 2000, junto com outros jovens, fundou a ACVP - Associação de Condutores de Visitantes de Pirenópolis, hoje AGCP - Associação dos Guia de Turismo e Condutores de Aventura dos Pireneus, entidade que promove, junto a vários órgãos de ensino, diversos cursos de capacitação, formando condutores profissionais com capacitação reconhecida.

De lá para cá, elaborou diversos roteiros e conduziu variados perfis de turistas. A sua natureza curiosa e boa formação acadêmica fez com que seus passeios tivessem sempre um carater informativo e pedagógico, tanto em ecoturismo, turismo para escolas e universidades e no turismo cultural e histórico.

Em 2007, devido ao reconhecimento de seu trabalho e o bom relacionamento com os empresários e pensando em preencher uma lacuna no mercado e desenvolver o turismo organizado, a sua preferência, resolveu abrir uma operadora de turismo devidamente regularizada, a Morro Alto Turismo Ltda, para atender melhor, de forma ainda mais profissional.

O Nome

Morro Alto, segundo o Historiador Paulo Bertran, era como se identificavam os picos da Serra dos Pireneus, antes mesmo da serra ganhar o nome atual.

O padre Soares confrontava no Morro Alto – que todavia não era denominado de Pireneus -, com João Rodrigues Abade, o qual emprestou seu nome à famosa mina do Abade,... (Bertran, Paulo - História da Terra e do Homem no Planalto Central, p102).

Os Pireneus, portanto, é um marco, o ponto culminante da região, com 1.385 metros de altitude. É dele que vem o nome Pirenópolis, a cidade dos Pireneus. É de tal forma importante, que é cercado por áreas de proteção integral, como o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que divide três municípios: Cocalzinho, Pirenópolis e Corumbá, e a APA dos Pireneus, cuja área ocupa parte desses três municípios. É, também, um dos divisores de águas de duas das maiores bacias do Brasil, a Platina e a Tocantinense. O nome Pireneus vem das montanhas Pireneus na Europa e, segundo a tradição oral, foi dado por espanhóis que moravam na região.

Dados Cadastrais

Razão social: Morro Alto Turismo Ltda

CNPJ: 09.388.541/0001-03

Cadastro Ministério do Turismo: 09.028563.10.0001-3

Endereço: Rua Direita, nº 27 - Centro Histórico

CEP 72980-000 - Pirenópolis - Goiás

Telefones: (62) 3331 3348 e (62) 98437 3036

Email: morroalto@morroalto.tur.br

Site: www.morroalto.tur.br