Pirenópolis

Localizada no estado de Goiás, Brasil, esta pequena cidade de cerca de 12 mil habitantes ainda mantém viva sua história, arquitetura, natureza e cultura dos tempos passados

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico em 1989, seu Centro Histórico ainda mantém bem preservados os casarios, igrejas, praças e prédios do século XVIII.

Fundada em 1727, essa quase tricentenária cidade, é cercada pela Serra dos Pireneus que orna seus arredores com morros do mais puro cerrado brasileiro. No alto desta serra encontramos o Parque dos Pireneus e o mais alto ponto da região, o Pico dos Pireneus, de 1.400 metros de altura. De lá nascem as mais puras e cristalinas águas que vertem serra abaixo formando belíssimas cachoeiras, para o deleite dos turistas e pirenopolinos.

A cidade, plana e de aparência antiga, guarda por trás das grossas parede de adobe das antigas casas, uma tradicional e vigorosa cultura, com artesanatos e festas típicas, como a Festa do Divino e as famosas Cavalhadas, ainda mantendo por cima de seus telhados, as copadas das mangueiras e árvores frutíferas, antecipando as curvas dos verdejantes morros ao redor.

E para você que gosta de adrenalina, temos diversas opções de atividades de aventura. Voar na tirolesa de 567 metros, descer de rapel pendurado numa corda, flutuar no bóia-cross, remar no rafting das agitadas corredeiras do rio Corumbá ou atravessar as copas das árvores em trilhas suspensas por cabos de aço. Vai encarar?