Atrativos

Igreja do Bonfim

Igreja colonial do século XVIII, construída em 1754, em taipa-de-pilão com elementos artísticos originais. Imagens do Nosso Senhor do Bonfim em tamanho natural e sinos do século XVIII (1756) e XIX (1865). Considerada a capela mais ornada do Estado de Goiás.

Reza a lenda que em 1754 Antônio José de Campos trazia junto a um comboio com 270 escravos uma imagem de Jesus Cristo crucificado dentro de uma urna para ser leva à Jaraguá. Ao chegar em Meia Ponte, antigo nome de Pirenópolis, pararam numa colina na entrada da cidade para descansar a tropa. Local de nascentes com água boa de beber. À ordem de retomar a marcha, a urna que continha a imagem, de tão pesada, afundou no brejo e nem com os 270 escravos consegui-se removê-la. Deste presságio foi a igreja construída neste local.

Se verdade ou mentira, tanto faz, o que vale é que a imagem do Senhor morto é uma belíssima obra em tamanho natural talhada em madeira. O nicho mor onde se encontra tem portas onde está pintado a cidade de Jerusalém. A capela desta Igreja é inteirinha pintada e é possível chegar aos pés do Senhor Morto.

Local

Rua do Bonfim, Bonfim, Pirenópolis, GO.

Horários

Quarta
das 13h às 18h
Quinta
das 13h às 18h

Taxas

Ingresso
R$ 2,00. Inclui: Ingresso
  • Imagens
Igreja do Bonfim
Senhor do Bonfim. Imagem-mor da Igreja do Bonfim
Pintura na parede da capela da Igreja do Bonfim